TRAIRA, TRAIRÕES
Hoplias malabaricus, hoplias aymara da famÃlia dos erythrinidaes
trairão do rio Sinnamary ( Guiana Francesa)
Este carnÃvoro, de nome traÃra para a menor espécie cujo tamanho não excede 2 até 3 quilos, e trairão para a maior, que pode atingir 25 quilos*, sem duvida não evoluiu desde a era segundaria. Se trata de um estranho predador cuja aparência geral lembra o pré-histórico coelacanth, com sua morfologia maciça, toda de músculos, de cor escura e com uma dentição digna de pertencer a um jacaré. O ângulo facial do nosso animal mostra induvidavelmente uma certa bestialidade primaria. Peixe da selva por excelência, ele costuma ficar no seu esconderijo sobre montões de madeiras mortas, em cavernas, debaixo de rochas, nas escavações da beira. A escuta de qualquer vibração ou barulho que emanam também da superfÃcie, a nossa fera salta como um torpedo fora do seu antro para apreender ferozmente a sua presa que pode ser tanto peixe quanto aves borbulhando, um mamÃfero ou ainda... Um pé ou qualquer outro apêndice humano. O que acontece muito raramente, tanto é verdadeiro que o biótopo onde evoluem as traÃras e trairões não convida particularmente ao banho.
O material:
a vara:
a vara será muito dura, de uma potencia mÃnimo de 10, da qual apenas a ponta tem uma certa mobilidade destinada a animar as gigantes moscas e poppers para o mar que nos enviaremos barulhentamente ao nosso peixe das cavernas. E aconselhado sobrecarregar a vara com um numero de linha a mais: isso para facilitar o arremesso de moscas super-dimensionadas.
A carretilha:
A carretilha deve ter um bom freio a disco para conter o vigor pouco comum dos trairões.
briga com um grande trairão no rio Paranaiba (Mato Grosso)
A técnica:
Vamos deitar com brutalidade a linha, batendo nossas moscas na superfÃcie com uma insistência repetitiva, perto de qualquer esconderijo suposto e potencial, a fim de despertar e atrair a atenção de nossos " clientes" que agradecerão nossos esforços com espectaculares ataques do tipo " geyser". Adrenalina garantida... As vezes, quando o nivel da agua esta particularmente raso, deixe a mosca afundir e recolha-la muito divagarzinho....
As moscas:
As moscas são volumosas, no estilo daquelas utilizadas para o pirarucu: tube-flies grandes, moscas para o peixe-vela e marlin branco, poppers para o mar, etc. E não esqueça de usar de um tippet de aço.
trairão de 22 libras na mosca
* Praticamente na Amazônia toda, de acordo com guias de grande experiência, e ribeirinhos nativos, um trairão de 10 quilos é considerado como um grande. Por outro lado, na Guiana Francesa, na parte superior do rio Sinnamary, acima da barragem hidroelétrico de " Petit Saut", trairões de 30/40 libras não são muito raros. Particularidade genética ou ausência de pesca predatória... Esperamos que isso dure...